TopTrade TopTarget Promoters Trade Marketing

Como treinar promotores de vendas a distância

 

Um dos maiores desafios dos gestores de Trade Marketing é efetuar o treinamento dos seus promotores de venda. Nesta missão, deve-se considerar que há diversos aspectos que afetam ou até mesmo impedem esse treinamento. Alguns desses fatores podem ser o tempo, disponibilidade, vontade e perspectivas do promotor e até a distância. É… nesse último o gestor encontrará maior dificuldade para ministrar treinamentos efetivos.

Quando uma equipe está a quilômetros de distância do escritório percebe-se que o vínculo entre promotores-gestão é um tanto diferente. Inclusive, é possível dizer que há certa barreira entre os profissionais promotores de vendas e a administração, seja pela distância física, seja pelo relacionamento mais formal e menos estreito.

A verdade é que o treinamento de equipes à distância é uma missão que deve ser assumida pensando nas melhores oportunidades para promotores, empresas e clientes.

Leia também:

Como diminuir o turnover entre os promotores?

Equipe de promotores: a importância de manter tudo alinhado

O que é preciso considerar para o treinamento dos promotores de venda?

Para capacitar a sua equipe de promotores de vendas mediante um treinamento a distância é preciso considerar alguns pontos fundamentais. É muito complexo transmitir a missão, valores, vantagens, características, diferenciais da sua empresa e produtos para os promotores, já que estão longe da sede da empresa, em outras cidades.

Com o avanço tecnológico, é possível realizar o treinamento dos promotores com mais assertividade. Há quatro etapas de treinamento dos promotores de venda:

Etapa 1 – Treinamento comportamental: Voltado para novos membros da equipe. O gestor deve ensinar o tipo de comportamento esperado para aquele trabalho, apresentação pessoal, tipo de roupa, cabelo e transmitir informações sobre a empresa, missão, valores.

Etapa 2 – Treinamento de vendas: Nessa fase é fundamental que o promotor conheça as técnicas de negociação. Ele vai aprender técnicas de vendas, como persuasão, argumentação, transposição quando a resposta do cliente for negativa e como fechar uma venda.

Etapa 3 – Treinamento de Merchandising – Essa etapa cuida de explicar assuntos como exposição de produtos, vitrinismo, planograma, entre outros assuntos.

Etapa 4 – Treinamento de produtos – O gestor irá informar todas as vantagens, características específicas de cada produto e quais são seus diferenciais diante da concorrência.

E após o cumprimento de todas essas etapas, é fundamental que o gestor aplique avaliações periódicas para saber como está o nível de assimilação dos conteúdos por toda equipe de promotores de vendas.

O promotor de vendas é o verdadeiro embaixador de qualquer marca no PDV. Ele precisa ter habilidades específicas para divulgar o produto de determinada marca, observar o ambiente e concorrentes, tirar dúvidas do público-alvo, estreitar relacionamento com os consumidores, e expor os itens de forma adequada para reportar todas as informações e ações para empresa.

As principais habilidades de um promotor de vendas de sucesso são:

  • Ter boa comunicação

O poder das palavras acontece mediante o uso de uma linguagem clara e compreensível pela inteligência, através da linguagem positiva (gera resposta positiva). O bom promotor de vendas também deve colocar em evidência a imagem e as particularidades do produto ou serviço que vende.

  • Inspirar confiança

É indispensável que o vendedor demonstre consideração e faça que o cliente se sinta valorizado. Outro ponto importante é ser competente, porque o comprador precisa saber que coloca o seus assuntos nas mãos de alguém em que pode confiar. Além disso, a confiança é influenciada pela sinceridade e credibilidade passada pelo vendedor.

Além de treinamento, um promotor de vendas de destaque precisa enfrentar os desafios da profissão e saber:

  • Fazer um ótimo planejamento
  • Atender e esclarecer dúvidas de consumidores
  • Fazer check list
  • Usar os recursos tecnológicos para trabalhar

O papel do gestor de trade é disponibilizar o necessário para que o promotor possa desenvolver essas competências e habilidades.

Melhores canais e meios para ministrar treinamentos à distância

Quando o assunto é oferecer treinamentos a distância, podem ser citados quatro serviços de ponta:

  • Hangout

O Hangout é um recurso fantástico para a realização de reuniões e conferências. Produto do gigante Google, ela permite a realização de conferências com até 10 participantes. A conversa pode ser transmitida em tempo real através do YouTube, inclusive pode ficar armazenada dentro de um canal.

  • GoToMeeting

Esta é outra alternativa interessante quando se fala em realizar treinamentos a distância.

  • TreinaTom

Com grande destaque nacional e internacional, essa plataforma é uma ótima solução para sua empresa compartilhar qualquer tipo de conteúdo (palestras, capacitações, reuniões onlines, cursos) e treinar o maior número de pessoas em um espaço curto de tempo.

  • Webex

Considerada uma das soluções mais completas a nível mundial, esta plataforma da Cisco permite a realização de reuniões entre equipes e uma série de outras atividades que envolvam duas ou mais pessoas.

  • Univtop

A TopTrade também conta com sistema para facilitar o treinamento remoto de seus clientes. A Universidade Top Target de Vendas (Univtop) é um ambiente seguro, com todos os materiais e recursos focados no treinamento e aprendizado de equipes de trade marketing. É, de fato, uma universidade on-line com diversos cursos para qualificar promotores de vendas e merchandising. São quase 30 cursos com diversos módulos repletos de conteúdo para afinar e afiar o trade marketing, seja com equipes presenciais ou remotas. Além de avaliações e certificações, também é possível acompanhar a assiduidade e evolução de cada aluno e um ranking para avaliar o desempenho de toda a equipe.

Atente para o desenvolvimento do promotor de vendas e potencialize os resultados do seu negócio. Investir na capacitação dos colaboradores é uma das melhores alternativas em termos de gestão. Vale a pena ler os outros artigos do blog e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao assunto!

Leia também: As principais estratégias de distribuição e execução de vendas no trade