Como um PDV atrativo pode atrair mais clientes?

Como um PDV atrativo pode atrair mais clientes?

PDV ou ponto de vendas é a forma como os produtos ou serviços de determinado estabelecimento são apresentados ao público. Envolve todo o ambiente de compra, desde a escolha de uma boa localização até a disposição dos produtos e a vitrine da loja. É a primeira impressão que o consumidor terá da sua loja e sabemos que primeiras impressões são muito importantes, não é mesmo?

Ter um ponto de vendas atrativo é estratégia essencial para garantir que seu público alvo sinta desejo de comprar de você. Mas chamar a atenção do público não é tarefa fácil, visto a quantidade de estabelecimentos concorrendo pelos mesmos clientes. Nessa batalha você precisa se utilizar de todas técnicas possíveis para sair na frente de seus concorrentes.

Escolha o visual correto para deixar seu PDV mais atrativo

Construir uma vitrine bem elaborada que encha os olhos do consumidor, ter uma loja autoexplicativa onde o cliente consiga visualizar tudo o que você oferece, usar as cores adequadas para indicar uma promoção ou um produto específico são formas de fisgar o consumidor pelo olhar. Ao ver algo esteticamente belo e harmonioso automaticamente o consumir se sentirá atraído pelo o que sua loja oferta.

Outra forma de atrair seu cliente pelo visual e investindo em decoração temática nas datas especiais, afinal, datas comemorativas são bem lucrativas. Natal, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e dia das crianças são as datas que mais vendem no Brasil, por isso investir na decoração correta fará seu cliente entrar ainda mais no clima da data quando estiver no seu estabelecimento.

Use os 4 sentidos para fisgar o cliente para o seu ponto de venda

Marketing sensorial tem sido uma tendência nos últimos anos. Trata-se de mais uma estratégia para que o consumidor escolha sua loja ao invés do concorrente, isso porque, inconscientemente, ele se sente mais à vontade e confortável nela. É claro que, apesar de ser algo inconsciente para o cliente, as técnicas que fazem ele se sentir bem na sua loja são muito bem pensadas e planejadas.

Algumas dessas técnicas envolvem escolher o aroma ideal, tanto para ser sua marca registrada como para deixar o cliente mais relaxado, afinal o cheiro tem o poder de provocar sensações nas pessoas. Outra forma de deixar o cliente a vontade é escolher a trilha sonora ideal, tem que ser uma música que embale as compras de forma quase imperceptível. Muito barulho poderá deixar cliente em estado de irritação.

Guia completo com as tendências de merchandising para o varejo em 2019

A iluminação também deve ser bem elaborada e adequada ao seu tipo de negócios. Um SPA não pode ter uma iluminação muito forte, afinal o cliente está ali para relaxar, mas se você tem uma escola os alunos precisam estar atentos, então a iluminação deve ser mais clara. A decoração é outro ponto importante, lojas de roupas e salões de beleza, por exemplo, além da iluminação adequada, devem ter grandes espelhos para que os clientes enxerguem claramente o resultado.

Por fim, não erre na temperatura, não há nada mais desestimulante do que fazer uma compra suando ou entrar em um local e começar a tremer de frio. A temperatura tem que ser equilibrada para não incomodar.

Pequenas soluções podem trazer grandes resultados. Quer saber mais sobre como deixar seu PDV mais atrativo?