Técnicas de merchandising para praticar no varejo

Para garantir um volume de vendas positivo, o setor de varejo deve oferecer produtos de qualidade, atender bem seus clientes, estudar a concorrência e aplicar promoções chamativas. Porém, além dessas tarefas básicas, o visual merchandising (VM) é essencial para que toda a experiência de compra seja de qualidade ao ponto de estimulá-la.

Além de conseguir atrair mais clientes, as estratégias do VM são eficazes para estimulá-los a comprar mais, uma vez que se utiliza das ações de venda diretas no ponto de venda (PDV).

Mas o que é visual merchandising?

Em suma, são as estratégias tomadas pelo setor de marketing relacionadas às experiências de compra no ponto de venda. Assim, desde o momento em que o cliente olha para a vitrine até o momento em que ele leva a mercadoria para o caixa, tais estratégias funcionarão como um estímulo para que o mesmo adquira mais produtos.

O design é uma das ações mais incentivadas no VM, já que tem o poder de atrair os olhares do público, de acordo com a essência, identidade da loja e público-alvo que ela atende. Assim, o valor da marca consegue ser transmitido de maneira eficaz, gerando um reconhecimento para com os clientes e futuros clientes, que se sentem tentados a entrar. Segundo estudos, a vitrine promove cerca de 70% das vendas de uma loja se bem-feita.

Após adentrar a loja, o percurso do cliente também deve ser guiado por estratégias eficazes, a fim de estimular a principal ação: a compra. É preciso que ele se sinta confortável e se identifique com os elementos internos da loja.

Dentre os principais fatores que podem proporcionar essa sensação positiva e estimular o ato da compra estão: uma boa iluminação dos itens de venda, dando prioridade para os que estão em destaque; acessibilidade e organização dos produtos, segmentando-os de maneira fácil de achar; uma equipe capacitada para melhor atender seus clientes e entender sobre como explorar essas estratégias no momento da venda; e experiências agradáveis com a marca, entre outros.

Veja a seguir quatro técnicas de como implementar o merchandising na sua loja, mas antes confira em outro texto do nosso blog como o marketing promocional no PDV pode complementar as estratégias de merchandising: https://toptradeapp.com.br/a-importancia-do-marketing-promocional-nas-acoes-de-pdv/.

Organize de acordo com o público-alvo

O seu público é o principal. Toda a sua loja deve atender às demandas dele, sejam elas de produtos, sejam de visual. Por isso, cuide da aparência interna e externa da loja de acordo com esse público, ajustando a vitrine com um layout apropriado e dispondo os produtos de maneira atrativa para compradores em potencial. Uma loja de roupa infantil não pode ter o mesmo layout interno e externo que uma de roupa adulta.

Planeje sua vitrine

Usando como base seu público-alvo, coloque na vitrine elementos visuais chamativos e bonitos, dando atenção para os principais produtos, já que são estes que serão mais vendidos. Opte por destacar também promoções interessantes, a fim de atrair mais clientes.

Utilize todo o espaço

As lojas são compostas pelas zonas quentes e frias. As quentes são aquelas onde o cliente mais circula, como a entrada, por exemplo, enquanto as frias são as com menos movimentação, como os fundos da loja. Porém, não deixe de explorar a zona fria. Faça com que o seu cliente percorra um caminho através de produtos, para chegar até essa zona. Além disso, coloque nas zonas quentes aquelas peças que não têm tanta saída.

Estimule os sentidos

Faça com que estar em sua loja seja uma experiência agradável, estimulando os sentidos: a visão, com elementos visuais chamativos e iluminação correta; olfato, com algum cheiro característico e bastante agradável; tato, com móveis e peças de texturas agradáveis; e audição, com músicas de acordo com o ambiente e nicho.

Com o aplicativo TopTrade, você tem acesso à função Organização & Merchandising, que pode lhe ajudar a traçar e analisar as estratégias tomadas em sua loja. Entre em contato conosco através do formulário de contato e saiba mais: https://toptradeapp.com.br/#contato.